Durante as manifestações de ontem (07/10) que tomaram conta do Rio de Janeiro e chamaram atenção no centro de São Paulo, uma coisa ficou clara: o rechaço do povo à direita.
Essas ações foram demonstradas durante o ataques a embaixada estadounidense e ao clube militar.
Quem não sabe ou não se lembra, o clube militar do RJ é conhecido por sua tradicional "comemoração" ao Golpe Militar de 64 (um golpe contra o Brasil). Essa comemoração é sempre acompanhada de manifestações contrárias. Acho justo, afinal, quem com mente sã comemora cerceamento da liberdade, persegui política, desaparecimentos, tortura, morte, entre outras fatalidades e atentados contra o Brasil?!
A comemoração é tão ultrajante que a presidente Dilma já chegou a barrá-la.
Os manifestantes não deixaram barato e atearam fogo ao prédio do clube. Munidos de Molotovs e bombas caseiras o prédio, em instantes, começou a apresentar um princípio de incêndio em seu interior, e o fogo atingiu a sobreloja.
Que este ato sirva de aviso às viúvas da ditadura.
Pois bem... e não poderiamos falar de DITADURA militar sem falar dos Estados Unidos, que também foi alvo dos manifestantes de ontem. O prédio de sua embaixada no RJ foi atacado com paus e pedras. O ataque, de menor intensidade do que o que ocorreu ao clube militar, não apresentou motivação clara, afinal, é tão besteira que os States fizeram no mundo que há um leque de motivações.
Muitos outros prédios e construções foram alvos dos manifestantes (Câmara de vereadores do RJ, bancos e outros simbolos do capital e de um Estado repressor), e todos eles denotam o caráter anticapitalista que aflora no povo brasileiro, porém os ataques a embaixada estadounidense e ao clube militar deixam isso de forma clara à um povo esclarecido e,também, à uma direita raivosa que não mede esforço para tomar o Brasil a base da baixaria, pensando que irão levar na bala.
![]() |
Clube Militar em chamas durante as manifestações no RJ em 08/10. |